Bafômetro: Detran vai agilizar suspensão de CNH de quem recusar teste

Atenção motoristas do estado do Rio de Janeiro! O motorista que for abordado na Blitz da Lei Seca e se recusar fazer o teste do bafômetro vai ter a carteira de motorista cassada mais rapidamente.

É que o pretende o Detran-RJ. O órgão vai agilizar a tramitação dos processos para suspensão ou cassação da CNH de motoristas que se recusarem a fazer teste. Vale também para exame clínico, perícia ou qualquer outro procedimento para verificar a ingestão de álcool ou outra substância no sangue que possa comprometer a direção.

Para identificar e agilizar os tramites dos processos de quem optou em não realizar os testes propostos na abordagem, o órgão vai utilizar um adesivo para destacar a papelada. Assim, a documentação terá prioridade de análise.

Fique esperto! Além do rito acelerado, o motorista perde o direito de dirigir por 12 meses e ainda paga um multa salgada. O valor é de R$ 2.934,70, o documento de habilitação é recolhido, e o veículo, retido. Se o motorista for reincidente em até 12 meses a multa é aplicada em dobro.

Bafômetro, Lei Seca e Segurança

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) em 2018 e divulgado pelo portal EBC, entre 2008 e 2016, a Lei Seca teria evitado a morte de quase 41 mil pessoas. O levantamento foi baseado em estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/detran-vai-agilizar-processo-para-suspender-cnh-de-motorista-que-recusar-bafometro-rv2-2-24064594.html e http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-06/lei-seca-soma-dados-positivos-apos-10-anos-mas-levanta-questoes

Share This Post:

Nathália Emerick