CRLV já pode ser acessado por aplicativo

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) também conhecido como “documento do carro” já está disponível na versão eletrônica.

Diversos estados já aderiram ao CRLV digital e a lista atualizada pode ser acessada no site site do Denatran.

Entre os benefícios que a novidade oferece, o principal está na comodidade de ter sempre o documento do veículo na palma da mão. Com o aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito, ou um PDF com assinatura digital, é possível compartilhar o CRLV entre vários usuários do mesmo veículo.

Vantagens de ter o CRLV digital

Ter acesso ao CRLV no celular facilita a vidado motorista e também dos agentes de trânsito. Nas blitzes ou outras abordagens, basta realizar a leitura do QR Code presente no documento eletrônico. É o suficiente para ter acesso ao cadastro do veículo e todos os dados estarão disponíveis.

Pelo aplicativo, também será possível compartilhar o CRLV com até 5 outros aparelhos. Assim, o portador do veículo que utiliza mais de um celular pode ter acesso ao documento em vários aparelhos. Ainda poderá compartilhá-lo com outros condutores que dirigem o mesmo veículo.

Outra vantagem para o usuário é que a versão digital do documento também pode ser salva em um arquivo PDF. Esse documento de validade oficial conta com assinatura autenticada e pode ser utilizado e enviado em situações em que um documento autenticado em cartório seja solicitado.

Vale lembrar que, assim como a CNH Eletrônica, o CRLV digital é opcional e a versão impressa continuará valendo normalmente.

Como obter o CRLV digital

A obtenção do CRLV digital é simples e gratuita. A aquisição também acontece através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o mesmo responsável por armazenar a eCNH.

O primeiro passo é certificar-se de que não há débitos referentes ao veículo. A quitação dos débitos é imprescindível para que o download do CRLV digital seja liberado. Após o pagamento dos débitos, caso tenha, o documento poderá ser baixado já no próximo dia útil. Vale lembrar que o licenciamento anual é obrigatório.

O motorista que circular com veículo não licenciado pode ganhar uma multa considerada infração gravíssima. O valor é de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira, além de apreensão do veículo. Com tudo em dia, é só se cadastrar no site do Denatran e em seguida fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app está disponível para iOS na App Store ou para Android na Play Store. 

Fonte: https://www.rj-detran.org/crlv-digital-saiba-como-ter-o-documento-em-seu-celular/

Share This Post:

Nathália Emerick