Requisitos para tirar a Carteira Digital de Trânsito – CDT

Saiba quais os requisitas para a tirar a Carteira Digital de Trânsito. A CDT, lançada no mês de novembro de 2019, é o novo nome dado a CNH digital, até então disponível desde 2017. A nova carteira tem a mesma validade jurídica dos documentos físicos tradicionais – a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Vantagens da Carteira Digital de Trânsito

De acordo com o DENATRAN, o principal objetivo é dar maior mobilidade, praticidade e comodidade.Consequentemente, espera-se que haja um aumento da eficiência na prestação do serviço público como a redução de filas nos postos de atendimentos do DETRAN.  O novo recurso permite ao usuário acessar várias informações em um só lugar.

  • Inclusão dos dados do veículo.
  • Consultar suas multas
  • Recebe alerta sobre a validade da sua CNH trinta dias antes do vencimento.
  • Outra grande novidade é sobre o Recall. O aplicativo informará sobre as chamadas públicas feitas pelas montadoras quando os veículos apresentam defeitos de fabricação.

Há promessa de que até 2020 será possível o pagar multas diretamente pelo aplicativo.

O aplicativo Carteira Digita de Trânsito é de autoria da SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, e está disponível a todos de forma gratuita. 

Quais os requisitos?

O primeiro requisito básico é o Código QR presente na carteira física – o DETRAN passou a emitir a CNH com o código em maio de 2017.

Cada uma das unidades federativas aderiram ao Sistema Carteira Digital de Trânsito para a emissão da CNH Digital, contudo vale destacar que nem todos os estados aderiram para emissão do CRLV Digital, faltam poucos. Confira aqui se o seu estado (UF) lista.

Se você já possui a carteira digital basta atualizar o aplicativo “CNH Digital” para a “Carteira Nacional de Trânsito”.

Como emitir a carteira digital de Trânsito?

Caso sua carteira tenha sido emitida antes de 01/05/2019, basta fazer a renovação junto ao DETRAN.

Tem o QR Code na CNH?

Acesse o site clicando aqui! E siga todas as orientações do DENATRAN, o processo é dividido em 8 passos simples e rápidos.

Mesmo com a CDT, é importante continuar usando da CNH impressa, pois dispositivos como os smartfones podem acabar a bateria. Na medida em que estar em posse do documento é obrigação do condutor.

Posso confiar nas informações da Carteira Digital de Trânsito?

Certificação digital é o que permite a verificação da autenticidade e integridade dos documentos, dispensando a necessidade de reconhecimento em cartório.

As informações podem ser validadas através do aplicativo Vio, também desenvolvido pelo SERPRO, e disponível tanto para androide como para Iphones.

Como usar o aplicativo Vio?

Acesso o site do aplicativo para tirar todas as dúvidas. Clique aqui!

Conheça a Avantage

A Avantage é uma associação de proteção veicular comprometida com o bem-estar se seus associados. Sendo assim considera importante manter a todos bem informados.

Aproveite para conhecer os benefícios de ser um associado! Selecione um para saber mais.

Benefícios especiais

Benefícios adicionais

Assistência 24 horas

Proteção contra roubo, furto ou incêndio

Proteção contra colisões

Indenização de Terceiros

Rastreados

Share This Post:

Avantage