Um mapeamento divulgado por um jornal carioca de grande circulação no final de julho ranqueou as ruas com os maiores índices de roubos a motoristas no Rio de Janeiro. Os dados são alarmantes: 15 ruas concentram quase um terço de todos os roubos a motoristas praticados na cidade. Ao todo, foram analisados 1,8 mil ocorrências de crimes envolvendo veículos, registradas em todas as 42 delegacias distritais da cidade.

A zona norte da cidade possui os maiores índices de ruas com roubos a motoristas. A via recordista em ocorrências do tipo é a Avenida Pastor Martin Luther King Junior. O local registrou 157 roubos a motoristas nos seis primeiros meses do ano, o que representa quase um caso por dia. Um trecho de apenas 3km, dos 25km da via, concentra quase 30% das ocorrências: o pedaço que liga a Linha Amarela, na altura de Del Castilho, ao Engenho da Rainha. O horário com mais casos de roubos registrados é o fim da madrugada. Ao todo, 42 das 157 ocorrências aconteceram entre 4h às 6h.

A Avenida Brasil, com quase 60km de extensão, ficou no segundo lugar do ranking, com 103 ocorrências. As outras duas vias que completam a lista das cinco mais perigosas, entretanto, são bem menores: a Av. Ministro Edgard Romero, com 2km, em Madureira, registrou 41 casos. Já a Avenida Francisco Bicalho concentrou 31 casos em cerca de mais de 1km de extensão.

 Já o local preferido dos criminosos para a prática dos “arrastões” no trânsito fica próxima ao shopping Nova América e à Delegacia de Inhaúma (44ª DP). Esse tipo de crime também é bem praticado na Linha Amarela, quarta colocada no ranking, com 34 ocorrências. O trecho da via expressa com maior casos de crimes do tipo (um terço do total de registros) foi justamente a saída 5, na altura de Del Castilho, que liga a Linha Amarela à Pastor Martin Luther King Jr.

Das 15 ruas mais perigosas para motoristas na cidade, 13 estão localizadas na Zona Norte ou têm parte de sua extensão na região. Somente duas ficam no Centro.

Confia a lista:

  1. Avenida Pastor Martin Luther King Jr (157 ocorrências)
  2. Avenida Brasil (103 ocorrências)
  3. Avenida Edgard Romero (41 ocorrências)
  4. Linha Amarela (34 ocorrências)
  5. Avenida Francisco Bicalho (31 ocorrências)
  6. Rua Vinte e Quatro de Maio (27 ocorrências)
  7. Linha Vermelha (23 ocorrências)
  8. Dom Hélder Câmara (22 ocorrências)
  9. Avenida Menezes Cortes (23 ocorrências)
  10. Avenida Marechal Rondon (18 ocorrências)
  11. Rua Leopoldino de Oliveira (16 ocorrências)
  12. Rua Gonzaga Bastos (15 ocorrências)
  13. Estrada João Paulo (15 ocorrências)
  14. Avenida Presidente Vargas (14 ocorrências)
  15. Rua São Francisco Xavier (13 ocorrências)

Fonte: Jornal Extra e Veja Rio

× Como posso te ajudar?