Viajar com Proteção é a Melhor Opção
Final de ano chegando e o fluxo de veículos nas estradas deve aumentar significativamente. É época de pegar o carro e cair no mundo, principalmente em tempos de pandemia, em que as viagens para o exterior e, até para outros estados, estão restritas. Nesse caso, viajar para as cidades vizinhas é a saída para os cariocas. E para que tudo dê certo, é preciso pensar em proteção, cuidando do seu veículo e dirigir com atenção para evitar colisões, protegendo a sua vida, da sua família e de terceiros.
De acordo com estudos de 2019 da OMS – Organização Mundial da Saúde – o Brasil está na quarta posição entre os países com o maior número de mortes em acidentes de trânsito, e com o aumento do fluxo nas estradas, maior a probabilidade desse número subir. Por exemplo, de acordo com informações da CCR Via Lagos, no feriado de setembro, o primeiro de flexibilização após o isolamento social, o tráfego para a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, aumentou 21% com relação ao esperado. E durante o feriado de finados, só na rodovia RJ-116, principal acesso a Nova Friburgo, a concessionária Rota 116 registrou 20 acidentes no trecho entre Itaboraí e Macuco.
Ficar atento para evitar prejuízo e dor de cabeça é essencial, levando em consideração, que 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana e 5% pela falta de manutenção e revisão do veículo, que também não deixa de ser uma falha humana e os outros 5% por falta de sinalização e buracos nas pistas, dados da OMS. Segurança no trânsito e educação são sinônimo de proteção, e a Avantage dá dicas para que você tenha benefícios e não transforme a sua viagem em um momento de transtorno, dor ou sofrimento.
- Faça a manutenção preventiva do seu veículo: freios, pneus, motor, óleo, elétrica.
- Respeite a sinalização no trânsito – placas, sinais, faixas.
- mantenha distância segura do carro da frente.
- Uso adequado das luzes do veículo, principalmente em estradas, mesmo durante o dia.
- Não faça ultrapassagem proibida.
- Se a pista estiver molhada, atenção redobrada.
- Se precisar parar, faça no acostamento ou local adequado e use o triângulo, mantendo a distância correto do carro.
- Se estiver fazendo uso de medicamentos, procure saber se não causa sonolência.
- Se beber, não dirija.
- Não use o celular enquanto estiver dirigindo.
- Use o cinto de segurança – não evita o acidente, mas pode evitar consequências graves caso aconteça.
- mantenha a velocidade permitida e adequada, não tenha pressa.
Prevenção no trânsito é amor, é cuidar. Medidas preventivas contribuem para um trânsito mais seguro e pode salvar vidas. Aperte o cinto e boa viagem!