Dirigir, além de um grande prazer para muitos e uma obrigação a ser cumprida para outros, é algo que se deve fazer com extrema segurança e responsabilidade. Para que esta tarefa seja executada de uma forma mais leve e com menos preocupações, o mercado de proteção veicular vem evoluindo ao longo dos tempos, proporcionando maior tranqüilidade aos proprietários de veículos.
Cientes do quão é importante que se tenha uma garantia em caso de acidente, roubo, furto e demais aborrecimentos, as associações de proteção veicular foram criadas como uma alternativa mais prática, eficiente e barata que as tradicionais seguradoras.
Como funciona a Associação de Proteção Veicular
O serviço de proteção veicular é ofertado por instituições organizadas no formato de associação. Ou seja, as pessoas se associam ao serviço e, assim, dividem encargos e eventuais custos mensais de sinistros nos veículos dos membros associados.
O seu funcionamento legal é garantido pelos XVII e XVIII do artigo 5 da Constituição Federal, que assegura o funcionamento de associações e caráter livre para atuarem nos mercados automotivos sem a interferência do estado.
Na prática, a associação é um serviço de pagamento mensal em que os associados pagam uma tarifa. Com isso, tem à disposição recursos financeiros disponíveis quando houver algum problema com o veículo de um associado. Sendo assim, funciona como um fundo.
Fiscalização das APVs
No Brasil esse papel é feito pela Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV).
Caso algum associado se sinta prejudicado, pode procurar o órgão para buscar medidas legais e cabíveis.
Há também a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) que também atende e fiscaliza a legalidade das associações de proteção veicular.
Como fazer parte de uma Associação
Aderir ao serviço é mais simples do que parece. Basta escolher uma empresa segura e confiável. Este é o primeiro e, sem dúvida, o mais importante passo. Em seguida, basta submeter seu veículo a análise e inspeção. Estando tudo OK, ele estará liberado para proteção.
Assim, o proprietário e a empresa selam um contrato, é paga a primeira mensalidade e o veículo está sob proteção da associação.
Serviços oferecidos
Uma APV de qualidade oferece os mesmos serviços de uma seguradora, de forma menos burocrática e mais barata. Ou seja, ao associar-se, o integrante passa a contar com carro rastreado em caso de furto, cobertura total e 24 horas.
Agora que você já sabe tudo sobre Associação de Proteção Veicular, vamos te dar a melhor dica do texto: A Avantage! Se a sua dúvida ainda era qual Associação escolher, pronto, ela acabou!
Com grande experiência no mercado de proteção de veículos, a Avantage oferece o que há de melhor e mais moderno nos dias de hoje. Além disso, contamos com um Clube de Vantagens com mais de 200 empresas associadas.
Chega de procurar, você já achou! Entre agora mesmo em contato conosco e venha ser o camisa 10 do nosso time!