Preços altos, financiamentos impeditivos, riscos de segurança. São muitos os contras de se comprar um veículo. Quem ama dirigir ou só precisa, porém, sabe do prazer de ter um carro à sua disposição, seja qual for a necessidade.
Como foi dito acima, porém, há riscos ao colocar um carro na rua. Em se tratando especificamente do Brasil e mais ainda das grandes cidades, ao sair da garagem o motoristas e seus caronas ou passageiros imediatamente se colocam em risco.
Seja por conta da violência urbana, da má conservação das ruas, da imperícia ou até falta de educação e empatia dos demais motoristas, é preciso estar atento a todo momento.
Por isso, separamos algumas dicas para que o ir e vir de cada dia aconteça sem maiores sustos. Confira!
MANTENHA DISTÂNCIA
Longe do outro carro, não há colisão. A afirmação não poderia ser mais óbvia, nem mais precisa. Além do mais, é infração grave de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito quando o motorista deixa de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o veículo e os demais.
Segundo especialistas, o ideal é manter um distanciamento de cerca de 3 carros com o veículo da frente se você está a até 60km/h. Se a velocidade aumentar, a distância também deve ser maior. O mesmo caso para dias chuvosos.
SINALIZE CORRETAMENTE
Usar setas e o pisca-alerta é uma das medidas mais fundamentais para a segurança no trânsito. Sinalizar corretamente caso haja algum problema no seu carro ou na pista e indicar se vai virar para a esquerda ou para a direita previne um número inestimável de acidentes.
ATENÇÃO ÀS FAIXAS HORIZONTAIS
As faixas horizontais são aquelas pintadas na pista ou em locais de estacionamento. Quando brancas, a via é de sentido único. Se amarelas, mostram estradas de duas mãos.
Também podem ser contínuas: amarelas, informam que não é possível cruzar a outra pista nem para fazer ultrapassagens. As tracejadas mostram que, dentro de condições seguras, é autorizada a mudança de faixa.
OBEDEÇA AS PLACAS
As placas de sinalizações dão informações ao motorista para evitar que ele cometa infrações e, consequentemente, evite possíveis colisões e acidentes comuns. Algumas das principais são as placas de “Pare”, as que indicam contramão, as que permitem ou proíbem estacionamento, etc.
CONTROLE DE VELOCIDADE
Dirigir em alta velocidade é uma das maiores causas de acidentes. E, por conta da imprudência, não raro graves e até fatais. Por isso, é questão de responsabilidade e zelo consigo e com o próximo não dirigir acima dos limites permitidos. Cada via tem uma velocidade máxima específica. Fique atento!
RESPEITE SEUS LIMITES
Tão importante quanto os limites de velocidade, é fundamental que você respeite os seus limites. Dormir no volante ou mesmo se desconcentrar por conta de cansaço excessivo são hábitos que costumam causar acidentes graves. Para evitar esse tipo de ocorrência, a dica é simples: Pare o carro!
REVISÕES PERIÓDICAS
A revisão do carro é mais num fator extremamente importante para a segurança no trânsito. Um carro que está com a manutenção e mecânica em dia diminui a possibilidade de apresentar problemas.
Agora que você já sabe como evitar acidentes, saiba também estar protegido caso eles sejam inevitáveis ou aconteça algum roubo ou furto do seu veículo. Para te amparar no caso desses males, existe a Avantage!
Somos uma empresa conceituada, com atuação comprovada no mercado de proteção veicular e oferecemos ainda um clube de vantagens com benefícios diversos oferecidos por nossos mais de 200 parceiros.
Entre em contato agora mesmo, venha nos conhecer!