Para os motoristas mais antenados, não é novidade que o Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível mais barato que a gasolina e o etanol. Mas o que muita gente não sabe é que a economia no abastecimento pode compensar o custo gasto com o kit para a conversão para o gás rapidamente.
Uma pesquisa divulgada pela ComGás mostrou que ao abastecer o carro com o GNV, a economia é de 61,1% em relação à gasolina, e de 59% em relação ao etanol. No teste, três carros percorreram um trajeto igual, de 102 quilômetros, que incluiu situações reais de trânsito na cidade e na estrada, apenas modificando o tipo de combustível: etanol, gasolina e GNV.
O carro movido a GNV apresentou uma média de 22 centavos por quilômetro rodado, o abastecido com etanol registrou média de 53 centavos e o com gasolina, de 56 centavos por quilômetro.
O tempo para recuperar o valor do investimento depende de quanto o motorista roda com o carro. Motoristas como taxistas, que percorrem cerca de 8 mil quilômetros por mês, podem recuperar o valor investido em até 4 meses. Já os motoristas que usam o carro para atividades pessoais, percorrem cerca de mil quilômetros por mês. Sendo assim, o prazo de retorno é de 30 meses, ou dois anos e meio.
Muita gente diz que após a conversão o carro perde a potência. Segundo o site GNV do Brasil, há uma pequena perda de potência sentida em carros de menor potência ou quando a conversão não é bem feita. Em recente corridas de carros convertidos, os pilotos não sentiram diferença. Os tempos praticamente se mantiveram como com os carros a gasolina. A perda de potência gira em torno de 10%, inclusive pela colocação de um pouco mais de peso no veículo. Um cilindro médio para GNV pesa em torno de 70 kg, ou seja, o peso de um adulto médio.
Fique atento:
- Somente faça a conversão em oficinas registradas no INMETRO.
- Exija que o instalador execute o teste de emissões. Ele deve ter o analisador de gases na própria oficina, caso não tenha, procure outro instalador.
- Exija a nota fiscal do serviço e do kit com a discriminação de todos os componentes instalados.
- Exija o “Rol de Qualidade” (Regulamento do INMETRO) totalmente preenchido.
Cuidados com o Cilindro:
- Os cilindros devem ser sempre de aço próprio para GNV e devem ser fixados com suportes adequados. Jamais permita soldas nos cilindros, pois será um ponto sem resistência e provável de ruptura ou vazamento de combustível.
Cuidados Gerais:
- Não tente você mesmo consertar os pequenos defeitos. Procure a sua convertedora.
- Não confunda nunca o Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP)
- Não rode com o carro caso note algum vazamento. procure imediatamente a assistência técnica.
- Não permita que mexam na regulagem do equipamento.
- Em caso de mau funcionamento, verifique se o filtro de ar, as velas ou qualquer outra parte da ignição não estão sujos.
Fonte: ComGás e GNV do Brasil