No final de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou uma lista de equipamentos de segurança que serão regulamentados nos próximos quatro anos. Com o objetivo de reduzir um déficit tecnológico, serão 38 novas regulamentações envolvendo veículos de diferentes categorias (leves e pesados com reboque e semirreboque).
Atualmente, no Brasil, é obrigatório o uso de airbags dianteiros e freios ABS (antitravamento), além das metas de emissão de poluentes. Também já há a determinação de que todos os veículos produzidos no país possuam pontos de fixação para cadeirinhas infantis infantis até 2020. Além disso, os carros também devem sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade até 2022.
Confira a lista com os principais itens de segurança:
1) Alerta de frenagem emergencial: avisa, por meio de sinais luminosos e/ou sonoros, que o veículo está perigosamente próximo a outro que trafega muito mais lento à frente.
2) Sistema de visibilidade traseira: a popular câmera de ré. Não está claro se o Contran regulamentará também sensores traseiros de estacionamento ou de tráfego transversal.
3) Atualização de normativo sobre buzinas: estabelece novos padrões de acionamento e sonoridade das buzinas.
4) Atualização de normativo sobre retrovisores: estipula novos padrões de dimensionamento e acionamento dos retrovisores.
5) Atualização de normativo sobre dobradiças e fechaduras: designa novos padrões de acionamento e funcionamento de dobradiças e fechaduras das portas e porta-malas.
6) Atualização de normativo sobre proteção ao ocupante incluindo impactos frontal e traseiro: estabelece novos padrões de segurança, provavelmente ligados a reforços estruturais de carroceria.
7) Aviso de afivelamento dos cintos de segurança: promove avisos sonoros e/ou por luzes-espia no quadro de instrumentos sobre a necessidade de afivelar os cintos de segurança antes de o carro entrar em movimento. O Contran promete normatizar a inclusão de alertas não apenas do motorista, mas também para os demais passageiros.
8) Impactos laterais: o Conselho promete divulgar duas resoluções a respeito: uma sobre impactos laterais e outra a respeito de colisões contra poste. Em ambos os casos espera-se a imposição de reforços estruturais nas portas e colunas laterais, e talvez a obrigatoriedade de airbags laterais e de cortina.
9) Aviso de manutenção em faixa: emite um sinal, visual e/ou sonoro, alertando que o motorista está extrapolando involuntariamente os limites de sua faixa de rodagem.
10) Frenagem automática emergencial: auxilia o condutor a realizar a frenagem com pressão adequada e, em alguns casos, age sozinho para frear o carro a tempo de evitar ou minimizar os danos em caso de colisão.
11) Veículos com acessibilidade: estipula a inclusão de equipamentos que facilitem o acesso das chamadas PCD (Pessoas com Deficiência). Não está claro se a regulamentação será geral ou voltada apenas a automóveis adaptados.
12) Gravador de dados de acidentes de trânsito: seria uma espécie de “caixa preta”, similar à que existe em aviões. Ajudaria a investigar o desenrolar e as eventuais causas de acidentes.
Fonte: UOL Carros