Muitas questões envolvem a decisão de compra ao negociar um carro. O custo de manutenção do veículo é um deles. Tem muita gente que esquece desse detalhe e acaba se arrependendo depois. Para começar, pesquisar sobre desempenho por litro de combustível e preço do seguro são boas opções para colocar na balança antes de decidir pela compra.
Existe um índice que mede os custos chamado de Índice de Manutenção Veicular, também conhecido por IMV. O índice mede os custos de manutenção dos principais modelos que estão no mercado e, dessa forma, define quais são os carros com a manutenção mais cara do Brasil.
Confira os carros com a manutenção mais cara do Brasil:
O carro com a manutenção mais cara do país é o Golf GTI 2.0 TSI , da Volkswagen. Ele conta com o IMV de 52. Também da Volkswagen, o segundo colocação no ranking foi o Jetta 2.0 TSI. O modelo sedã de luxo tem o seu IMV de 49. Já a S10 2.4, da Crevolet, ficou com a terceira colocação. Veja o ranking dos outros carros analisados:
4 – Chevrolet Spin 1.8
5 – Chevrolet Cruze Sedan 1.8
6 – Volkswagen Jetta 2.0 Flex
7 – Volkswagen Golf 1.4 TSI
8 – Chevrolet Cruze Sport6 1.8
9 – Ford Focus Sedan 2.0
10 – Ford Focus Hatch 2.0
Você sabia que a melhor economia que você poder fazer em relação ao seu carro é fazer a manutenção preventiva? Pesquisas mostram que até 90% dos problemas que acontecem com o carro são por falta de cuidado do proprietário. Abasteça em postos de combustíveis confiáveis e utilize combustível de boa qualidade. Combustível adulterado pode causar grandes danos ao motor e outras peças importantes e caras do veículo. Verifique velas, pneus, freios, ar-condicionado e amortecedores com frequência. Uma breve visita à oficina pode evitar gastos excessivos por falta de manutenção. E não se esqueça de dirigir com responsabilidade e dentro da velocidade estipulada.
Fonte: Geração Semi-Novos e Minuto Seguros