Engarrafamentos, buracos, motoristas imprudentes, atrasados para chegar a seus compromissos…não são poucas as razões que deixam as pessoas estressadas no cotidiano do trânsito brasileiro. A cada manhã, tarde, noite e madrugada, milhões de pessoas saem às ruas para ganhar a vida – ou mesmo para passear – e estão expostas ao acaso ou ao azar de cruzar com alguém tão estressado ou ainda mais do que elas mesmas.
Por isso, não são raros – muito pelo contrário – as discussões, agressões e até mortes por problemas que, inicialmente, podem não passar de uma fechada ou uma buzinada quando o sinal abre.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para evitar as – infelizmente – constantes e tradicionais brigas de trânsito. Confira!
SAIA MAIS CEDO DE CASA
Muito do estresse das pessoas no trânsito se deve a pressa em chegar ao local do trabalho, do encontro, seja do que for. Daí para discussões com graves consequências – até fatais – pode ser apenas um passo. Por isso, saia de casa em um horário em que você não precise exagerar na velocidade nem contar com um possível engarrafamento.
MANTENHA A CALMA NO CASO DE ACIDENTES
A gente sabe que poucas coisas são mais irritantes do que um acidente de trânsito. Mesmo que não haja ferimentos ou mortes, caso um dos motoristas se sinta vítima e considere o outro imprudente, a chance de uma grande discussão e até uma briga é bem grande.
Por isso, é fundamental agir com calma e controlar os nervos nesse momento. Se o outro motorista estiver irritado, fale sobre a cobertura do seguro do seu veículo ou mesmo tente acalmá-lo dizendo que foram apenas prejuízos materiais. Em suma, faça o que for possível para manter-se o mais tranquilo possível e o outro condutor também.
SAIBA QUE ERROS ACONTECEM
Nem sempre quando um motorista te dá uma fechada ele fez isso de propósito. Aliás, normalmente não o fez. Há uma série de distrações que podem levar a esse tipo de comportamento, e algumas delas, como por exemplo falar no telefone celular, você mesmo já deve ter feito. Então, por maior que tenha sido o susto, tente relevar e não passar de, no máximo, uma buzinada para fazê-lo voltar a prestar a atenção devida ao trânsito.
PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR
Sim, trata-se de um “ditado” antigo, um baita clichê. Mas talvez por ser um conselho dos mais úteis seja tão popular. Se você se estressou em casa, no trabalho ou onde quer que seja, evite dirigir imediatamente após o ocorrido. Pegar o volante estressado é o primeiro passe para o que pode ter consequências irremediáveis. Além de um grande arrependimento.
O mesmo conselho vale para o caso de cansaço. Nestes casos, sua concentração está prejudicada e as chances de cometer um erro que pode gerar uma discussão com outro motorista aumenta consideravelmente.
Sobre dirigir após ingerir bebida alcoólica não há nem muito o que dizer. É irresponsável e criminoso.
EVITE A BUZINA AO MÁXIMO
Lidar com motoristas distraídos no corrido dia a dia é realmente de irritar até os mais calmos. Porém, se há algo que faça com que os condutores saiam da distração diretamente para um estado de estresse e receber uma buzinada logo que abre o sinal, por exemplo. Por isso, use a buzina para agradecer uma passagem, acenar para um amigo e outros momentos de amenidade. Se o motorista à sua frente esperou um pouquinho mais para arrancar, tente respirar fundo e evitar uma discussão que pode ir além do esperado.
De resto, bom passeio, boa ida ao trabalho e use o veículo que tens a seu favor e não como uma arma que pode voltar-se contra você mesmo!