Como funciona um consórcio?
Realizar o sonho de ter um automóvel em sua garagem nem sempre é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário. Com preços muitas vezes impeditivos, comprar um carro acaba exigindo uma engenharia financeira se você não é um profissional bem remunerado ou nasceu em berço de ouro.
Por isso, ao longo das décadas, o mercado vem oferecendo diversas formas de facilitar o acesso do chamado “cidadão comum” a um veículo. E uma das formas encontradas e oferecidas ao público é o consórcio.
O QUE É UM CONSÓRCIO
Resumidamente, trata-se de uma espécie de “poupança em grupo”. Você escolhe o carro, quanto pode pagar mensalmente por ele e por quanto tempo. A partir daí, tenta encaixar seu perfil financeiro e um grupo com condições parecidas e pronto. Basta pagar as parcelas que, na pior das hipóteses, ao final do prazo escolhido seu veículo será entregue.
Ou seja, é um investimento mensal a longo prazo e corrigido de forma que a inflação ou demais crises econômicas o mantenha em condições de retirar o veículo no fim do plano. Ou seja: você não perde dinheiro.
SÓ CONSIGO O CARRO AO FIM DO PLANO?
A resposta é não e essa é uma das grandes vantagens desse tipo de plano para adquirir um veículo. A cada mês, o grupo realiza o sorteio de um ou mais veículos e possibilita a oportunidade também de que este seja retirado por meio de lances.
Sendo assim, se você tiver sorte ou dinheirinho guardado, pode ser sorteado ou dar um lance e acabar sendo contemplado já no primeiro ou segundo mês, por exemplo. Levando-se em conta que há planos de até 96 meses, não seria nada mal ter seu carro logo nos primeiros, não é mesmo?
VALE A PENA?
Especialmente em situações de inflação alta, o consórcio é uma das melhores opções para quem está planejando comprar um automóvel ou simplesmente para quem não quer deixar o dinheiro parado, constante desvalorização.
Nestes períodos, os valores dos automóveis sobem, claro. Mas, como já dissemos, um consórcio que se preze corrige o valor investido e você não perde o poder de compra.
QUEM REGULA? É LEGAL?
É perfeitamente legal, normalmente administrado por uma grande empresa (algumas montadoras de veículos e diversos bancos, por exemplo) e com regras e funcionamento fiscalizados pelo Banco Central do Brasil.
Quando você define onde fará o consórcio, a empresa escolhida cuida dos próximos passos. Isto feito, basta assinar o seu contrato de adesão, onde estarão discriminadas todas as regras do seu consórcio, todos os meses você passará a pagar uma parcela fixa.
Relembrando, você também poderá a qualquer momento ser contemplado (receber o crédito integral para comprar o seu carro, a chamada “carta de crédito”), seja por sorteio ou dando um lance.
POSSO DESISTIR?
Sim. Caso em algum momento você não possa mais pagar as parcelas ou queira desistir por qualquer outro motivo, basta procurar a empresa administradora e, de acordo com o contrato assinado, negociar a sua saída do grupo.
Por fim, mais uma dica! Assim que for contemplado, não deixe de pensar em uma forma de proteger seu novo veículo! E para isso, recorra à Avantage!
Somos o que há de melhor no mercado de Associação de Proteção Veicular e oferecemos toda a garantia necessária para manter seu veículo seguro contra roubos, furtos e demais sinistros.
Além disso, nosso Clube de Vantagens conta com mais de 200 empresas associadas e proporciona diversas comodidades aos nossos sócios.
Entre já em contato conosco e venha fazer parte do nosso time!