A primeira grande intenção de quem resolve colocar KIT GNV no seu veículo é a economia. Sabidamente, os preços da gasolina, do diesel e do etanol são muito caros. Então, um carro movido a gás é uma opção que garante a economia de uma boa quantia de dinheiro.
Mesmo com tantas vantagens, porém, ainda há uma parcela da população que fica bem temerosa. Desde que surgiu nos primeiros carros brasileiros, o “KIT GÁS” gera fascínio, mas também apreensão. Não são raras, muito pelo contrário, os que deixam de colocar em seus veículos por conta de explosões, vazamentos e demais problemas.
A boa notícia para os mais temerosos é que as explosões são cada vez mais raras. Além disso, fazendo a instalação em uma oficina conceituada, com profissionais qualificados, o KIT GNV é perfeitamente seguro, funciona a contento e não causa problemas para os usuários que mantém a manutenção em dia.
Todavia, como em todos os componentes de um veículo, é preciso agir com precaução, cautela e cuidados ao utilizá-lo.
ATENÇÃO NO ABASTECIMENTO
Antes de tudo, é preciso certificar que a pressão da bomba seja de até 220 kgf/cm². Pressão acima dessa afeta a vida útil do kit e pode estourar o bico do dispenser.
INSTALALAÇÃO
Já há algum tempo há diversas oficinas especializadas na instalação do GNV. Portanto, não aceite que “curiosos” ou locais que cobram muito abaixo do preço de mercado façam a instalação do kit no seu veículo. Isso pode colocar a sua vida e a de quem anda no seu carro em risco.
Além disso, verifique se a tubulação está sendo instalada corretamente. Ela sai da mala do seu carro e vai por baixo até o redutor, que fica próximo ao motor. Tem cor amarela e é fundamental que não esteja exposta a batidas em quebra-molas e demais ondulações do asfalto.
CHEIRO DE GÁS
Ao sentir o odor característico do gás natural, tanto estando dentro do seu carro ou fora, próximo a ele, leve-o imediatamente a uma oficina especializada, de preferência àquela em que você o instalou. Pode ter acontecido algum problema na instalação ou abastecimento com pressão maior que os recomendados 220 bar.
VÁLVULA DE SEGURANÇA
Ao notar qualquer vazamento de gás, além de levar a alguma oficina como recomendamos fortemente acima, não se esqueça de outro passo importantíssimo para a sua segurança: Há válvulas de segurança tanto no cilindro quanto no motor do carro. Quando acionadas, impedem temporariamente o vazamento e permitem que o veículo seja conduzido com segurança a um local especializado.
Observados esses cuidados, fique tranquilo e aproveite as imensas vantagens e economias que a instalação de um kit gás proporciona.