Na hora de comprar um carro zero quilômetro e com a grana curta, muita gente pensa em comprar o carro básico e ir equipando aos poucos. O que muita gente não sabe é que equipar o veículo com acessórios que não são itens de fábrica pode fazer com que o veículo perca a garantia de fábrica. É importante ficar atento pois as garantias estão mais extensas e perdê-la devido a um item mal instalado não é nada legal, não é mesmo?
O cenário nas concessionárias mudou: muitos carros básicos já vem com o pacote vidro-travas-ar condicionado incluídos. De olho no que o consumidor mandava fazer fora, as montadoras passaram a oferecer através das concessionários cada vez mais acessórios, principalmente nos carros que apostam no custo-benefício. Essa mudança tem aproximado o fim dos pacotes adicionais adquiridos nas concessionárias e tem fomentado o mercado de acessórios, colocados também na concessionária.
Mas como nem tudo são flores, o que a maioria dos consumidores não sabem é que nem todos os equipamentos oferecidos nas autorizadas são homologados pela fabricante. Ou seja: a instalação de acessórios feita na concessionária envolve riscos.
Como se proteger?
Uma forma simples de saber se um item é ou não homologado é pesquisar no site da montadora, na área para acessórios. Quando comprar um acessório na concessionária é importante verificar a nota fiscal emitida e a garantia que o item possui, ou não.
Onde pode dar o problema?
Câmera de ré, central multimídia e sensor de estacionamento: o maior risco está nas instalações elétricas de má qualidade, com direito a corte inadequado de fiação, manuseio incorreto do chicote e intervenção incorreta na bateria.
Piloto automático: é preciso se certificar de que o kit não vai alterar o plano de garantia do veículo. Verifique se o acessório é oferecido como original de fábrica e exija nota fiscal.
Direção assistida: em geral com assistência hidráulica, ela esbarra em um problema principal, que é o custo e a falta de mão de obra especializada para esse tipo de instalação.
Fonte: Quatro Rodas