A digitalização dos documentos acaba de ganhar mais um adepto. Após a digitalização da carteira de habilitação, foi anunciado em dezembro de 2017 a digitalização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o “famoso” e indispensável documento do carro. E o serviço começou a ser disponibilizado para os motoristas do Distrito Federal na última segunda-feira (27).
A tecnologia ainda não está disponível em todos os estados. Porém, a previsão é que ela seja adotada gradualmente pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado gradualmente. A determinação é de que todo o país ofereça o recurso até o fim de 2018. Desta forma, o órgão também será encarregado de determinar a cobrança ou não de taxa adicional pelo CRLV digital.
Para facilitar, o site do Departamento Nacional de Trânsito manterá uma lista com os estados que já aderiram para consulta. Além disso, o documento eletrônico de veículos tem o mesmo valor legal do CRLV impresso, que continua sendo de emissão obrigatória.
Documento no Aplicativo
O documento ficará disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, onde também passará a constar a CNH digital. Por enquanto, o aplicativo só pode ser baixado em aparelhos Android. A expectativa é de que seja disponibilizada no sistema iOS a partir de segunda-feira, 3 de setembro. Porém, quem já possui o aplicativo da CNH Digital não precisa baixar o novo. Basta atualizá-lo, e a migração será feita automaticamente. Mas, pode ficar tranquilo, pois para adicionar o documento são exigidas informações que apenas o proprietário possui.
Integração com a CNH digital
Na plataforma, também será possível acessar a carteira de habilitação digital (CNH-e) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). Quem estiver com a documentação em dia, mas ainda não recebeu o CRLV pode pegar uma autorização no site do Detran para rodar com o veículo por até 60 dias.
Além disso, também será possível baixar o arquivo em formato PDF, com assinatura digital. Essa versão serve como cópia autenticada, caso seja necessário em algum momento.
Fonte: G1 e Auto Esporte