Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas famílias se preparam para pegar a estrada. No estado do Rio de Janeiro, um dos destinos preferidos é a região dos lagos.
A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, estima receber cerca de 2 milhões de veículos até 2 de janeiro de 2019. Essa movimentação é esperada nos dois sentidos da via. Já a rodovia RJ 116, que liga Itaboraí a Macuco, prevê um tráfego de 120 mil veículos durante o período.
Mais de 1,1 milhão de veículos são esperados na BR-101 RJ/Norte. A maior concentração de veículos deve acontecer no trecho de 30 quilômetros entre as cidades de Niterói e Itaboraí. Além disso, pontos importantes como Tanguá, Rio Bonito e Casimiro de Abreu têm previsão de fluxo intenso de veículos.
Da mesma forma, outra rodovia importante, a Via Dutra espera cerca de 490 mil veículos em toda a sua extensão.
Confira a previsão de fluxo de veículos e horários de pico nas principais estradas do estado.
Na via Dutra, o volume de carros deve aumentar a partir de sexta-feira (29) em ambos os trechos. Na saída do Rio, na sexta-feira (29), o horário de pico deve ser das 14h às 20h. A via deve receber 6.500 veículos por hora. No sábado (30), o horário de pico deve ser das 7h às 13h e a média é de 9.700 veículos por hora. No dia 1º de janeiro, a Via Dutra deve ter horário de pico entre 16h e 20h. Enquanto isso, no sentido São Paulo, são esperados uma média de 8.500 veículos por hora. Além disso, no sentido Rio, o horário de pico deve ser entre 14h e 20h com cerca de 5.900 veículos por hora.
Fonte: Jornal Extra