A manutenção preventiva é a mais importe que existe para veículos ou máquinas, ao optar pela preventiva você poderá reduzir as possíveis falhas mecânicas e elétricas ou a degradação de algum serviço prestado pelo seu mecânico.
Ela é uma manutenção programada, prevista ou preparada antes de uma possível falha elétrica ou vício de uma peça. A manutenção preventiva previne e reduz custos com desgastes dos veículos.
O período de revisão ou substituição de peças é recomendado de acordo com cada fabricante seguindo especificações que constam no manual do veículo e podem ser programadas por ciclo de quilômetros rodados, dias de utilização ou horas.
Exemplo:
Dependendo do modelo do seu veículo a manutenção preventiva de troca de óleo do motor pode ser programada para 10.000km, 06 meses ou 200 horas de utilização. Se ao final dos 06 meses o veículo não atingiu os 10.000km ou às 200 horas de utilização a troca do óleo deverá ser realizada.
Essa preventiva além de lubrificar, reduz o atrito e diminui o desgaste dos componentes internos do motor, o óleo do motor atua refrigerando, evitando a fusão interna do motor, transmitindo energia mecânica, como função detergente, limpando o motor.
Dicas de Manutenção Preventiva
Semanalmente
- Verifique a pressão dos pneus e caibre de acordo com o recomendado pelo fabricante.
A cada 5.000 km
- Realize o alinhamento e balanceamento das rodas e efetue a troca do óleo do motor. Se o óleo recomendado pelo fabricante for mineral a troca será de 5.000km, caso seja sintético a troca será de 10.000km ou 15.000km de acordo com o recomendado pelo fabricante.
A cada 7.500 km
- Troca do filtro de ar do motor e do ar-condicionado.
A cada 10.000 km
- Faça o rodízio de pneus, troca de filtro de óleo e o do fluído do freio.
- Verifique o estado do disco e pastilhas de freio.
A cada 15.000 km
- Verifique o sistema de freio.
A cada 30.000 km
- Troca do filtro de combustível e verifique o sistema de arrefecimento.
A cada 40.000 km
- Realize a limpeza dos bicos da injeção eletrônica, verifique o sistema de suspensão e os amortecedores.
Lembre-se: a cada 2 trocas de óleo deve ser feita 1 troca de filtro de óleo! E siga sempre as recomendações descritas no manual do fabricante.