A violência não tem dado trégua aos cariocas. A cidade constantemente figura nos noticiários e não é por sua beleza e encantos. Infelizmente, o Rio de Janeiro apresenta um alto índice de veículos roubados. Há algumas rotas já definidas pelos bandidos – menos policiamento e melhor rota de fuga – onde os casos acontecem com mais frequência e deixam os motoristas em alerta. Muitos até evitam a rota em determinados horários.
Mas você sabia que existem modelos de carros que são os preferidos dos criminosos? Muitos carros são levados para desmanche após o roubo para que as peças sejam revendidas no mercado do crime.
A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) divulgou uma lista dos veículos mais roubados no primeiro semestre de 2017 no Rio de Janeiro. Confira:
1- Hundai HB20 – De acordo com o índice de veículos roubados (IVR) divulgado pela SUSEP, o HB20 foi o carro mais roubado no período na Região Metropolitana do Rio. Nessa área, há 10.096 veículos do modelo e 338 foram roubados – atingindo uma taxa de 3,348%.
2- Fiat Palio 1.o – Um dos atrativos dos Palios são as portas fáceis de serem arrombadas, principalmente os modelos mais antigos. Sem falar na alta procura por suas peças, que podem ser usadas em todas as versões, o que faz com que o desmonte seja altamente lucrativo. Foram registrados 303 roubos do modelo, o que corresponde a 1,878% da frota que circula pela cidade.
3- Volkswagen Gol 1.0 – Por muitos anos o Gol foi o queridinho dos motoristas e encabeçava sempre a lista dos mais vendidos. Por isso, a frota que circula nas ruas cariocas (e brasileiras) ainda é bem grande, e suas peças para reposição ainda são bem procuradas. Constam 266 registros de roubos do modelo, o que corresponde a 1,898% da frota que circula pela cidade, nesse caso, o percentual é maior do que o do Palio.
4- Renault Sandero – O Sandero é bem visado pelos ladrões pois suas peças são compatíveis com todas as suas versões disponíveis no mercado. Há 234 registos de roubos, um percentual de 1,578%.
5- Volkswagen Fox 1.o – Ainda segundo a SUSEP, a facilidade em arrombar o Fox faz com que o modelo figure entre em os mais roubados, além de ser bastante utilizado em fugas. Foram 199 ocorrências, um percentual de 1,795%.
6 – Volkswagen Voyage – A preferência pelo Voyage não foge muito a regra dos veículos anteriores: desmanche e venda de peças no mercado informal. Foram 186 registros de roubos neste primeiro semestre, o que representa 2,064%.
7 – Fiat Siena 1.0 – O Siena é um grande atrativo para os ladrões pois suas peças podem ser usadas em diversos modelos de veículos da montadora. Foram registrados 185 roubos, um percentual de 2,385%, o segundo mais alto dessa lista.
8 – Fiat Uno 1.0 – A SUSEP reforça a facilidade em arrombar a porta do Uno, uma tarefa fácil para os profissionais do crime. Foram registrados 185 roubos em 2017 no RJ, um percentual de 1,837%.
9 – Ford Eco Sport – Um modelo que há muito tempo não constava na lista dos mais roubados, porém, com o aumento da frota nas ruas, houve uma procura maior pelas peças. Foram 179 ocorrências de roubo, o que significa um percentual de 2,201% da frota.
10 – Honda Civic – É um carro imponente e que chama a atenção. Não é muito usado em fugas, o foco é o desmanche. Foram 179 ocorrências, empatando com o Eco Sport, porém, com um percentual menor, de 1,791%.
Fonte: SUSEP e Seguro Auto