Você é atento ao desgaste do pneu do seu carro? Sabe quando deve substituí-los ou como o mau uso pode interferir no desempenho do veículo? Pensando nisso, o blog da Avantage reuniu algumas dicas para você não marcar bobeira com a segurança. A falta de manutenção contribui para que a vida útil dos pneus seja reduzida drasticamente. A falta de cuidado pode causar diversos perigos a vida dos ocupantes do veículo. Por isso, fique atento!
Pneu Careca
É quele pneu que já sofreu muito desgaste ao longo da sua vida útil e não serve mais para rodar por aí com segurança. Com o desgaste, os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Ou seja, ficam praticamente com a mesma profundidade, liso e sem aderência ao piso. Na hora da frenagem, isso faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente. A demora na frenagem aumenta as chances de colisão.
Carros com pneus carecas perdem o atrito com o solo, de tal forma. Sendo assim, eles são mais propícios a derraparem nas curvas pela falta de aderência e derraparem na pista molhada, principalmente nas que possuem bolsões de água quando há chuva forte. Dica Avantage: caso aquaplanagem ocorra, nunca tente frear ou virar o volante. Nessas situações, o recomendado é desacelerar e manter o automóvel em linha reta para recuperar o controle da direção.
É importante lembrar uma regrinha básica de conservação que ajuda muito os pneus a terem uma vida mais longa: a calibragem perfeita e em dia. Carros com pneus carecas e mau calibrados podem ter a instabilidade afetada, além de trepidações, barulhos nas rodas e pode ocorrer até mesmo o estouro do pneu do meio da viagem.
Infração por pneu careca
Além de colocar a segurança em risco de quem anda com o veículo com pneu careca, o Código de Trânsito Brasileiro ainda prevê uma infração de trânsito para a irresponsabilidade. De acordo com a lei “quem conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança” está praticando infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na habilitação.
O pneu sobressalente, mais conhecido como STEP, é reconhecido pela legislação como um equipamento obrigatório. Caso o STEP também esteja careca, o motorista também pode levar outra multa.