Pelo menos uma vez por ano, os veículos precisam de uma revisão mais completa para verificar o estado em que as principais peças se encontram. A revisão de um carro é uma verificação regular e minuciosa de todos os circuitos e peças automotivas. O acompanhamento dos itens principais do carro garante melhor desempenho e mais segurança ao veículo. A revisão pode prevenir o desgaste antecipado das peças e contribuir para economia de tempo e dinheiro. Mas você sabe o que é verificado em uma revisão veicular?
Tipos de revisão:
Geralmente, a validade da revisão automotiva pode ser feita pela quilometragem ou pelo tempo de uso do carro. Pela quilometragem é aconselhável que a revisão seja feita a cada 10.000 quilômetros. A revisão pode ser feita na concessionária da marca do veículo ou em um mecânico de confiança. Na maioria das vezes, a revisão em concessionárias é mais cara que em mecânicos comuns, mas não é regra. Antes de tudo, você deve ter confiança no lugar que vai deixar o seu carro.
Carros zero quilômetro costumam ter garantia e muitas concessionárias oferecem a primeira e até a segunda revisão gratuitas, pagando apenas as peças que precisam ser trocadas.
O que é verificado nas revisões?
Esses são os itens básicos verificados em uma revisão.
Água do radiador: este é um ponto muito importante que deve ser verificado periodicamente. A falta de água no radiador do carro leva ao aquecimento do motor o que pode provocar danos irreparáveis ao veículo. O ideal é que a água esteja exatamente no nível máximo ou entre o nível mínimo e máximo. Dica: Nunca abra o reservatório de água enquanto o motor está quente. A água pode espirrar para fora e acarretar graves queimaduras.
Nível do óleo do motor: a falta ou o excesso de óleo no motor pode causar sérios danos ao motor do carro. É aconselhável fazer a verificação do óleo quando o motor está frio, assim é possível verificar com maior precisão os níveis que o motor apresenta. Dica: se o nível for baixo, não acrescente óleo novo ao óleo usado, a mistura pode “gripar” o motor.
Filtro de combustível: o filtro de combustível é responsável por filtrar todo o combustível que o carro queima e deve ser trocado a cada 15.000 km. Caso contrário, a bomba de combustível pode ser seriamente danificada.
Filtro de ar: o filtro do ar limpa o ar que vai para dentro do motor. Este filtro deve ser mudado a cada 15.000 km para garantir um bom funcionamento do motor, óleo e restantes filtros.
Filtro do ar condicionado: o filtro do ar condicionado é o responsável pela purificação do ar do interior do carro. Deve ser trocado a cada 15.000 km para não acumular fungos e bactérias nocivas à saúde.
Luzes e faróis: a revisão das luzes é uma das verificações mais fáceis de serem feitas, basta verificar se todas as luzes estão em funcionamento. Caso não estejam, um eletricista irá fazer a troca por lampadas novas.
Pneus: a medida que os pneus se vão se desgastando o carro vai perdendo a aderência ao piso e isso faz com que possa perder o controle do carro e aumente significativamente as hipóteses de um acidente. Os pneus possuem um marcador e quando a superfície do pneu estiver ao nível do marcador é necessário efetuar a troca. Manter os pneus do carro calibrados garante maior desempenho do seu carro e evita que se desgastem precocemente.
Alinhamento do carro: a revisão do alinhamento do carro é importante para evitar o desgaste desnecessário dos pneus e mantém o carro estável. Deve ser feito um alinhamento ao carro a cada 10.000 km rodados.
Parte elétrica: é a verificação de todas as peças elétricas, como a bateria, motor de arranque, alternador e todos os fusíveis.
Em tempo, a revisão do carro garante o melhor funcionamento e uma maior rentabilidade das peças automotivas. Acesse o nosso blog e confira outras dicas.