Dirigir no Rio de Janeiro é encarar riscos diários, pois além do perigo da violência, do trânsito intenso, da má conservação e falta de manutenção das vias, presenciamos a todo momento cenas de desrespeito e de irregularidades por parte de motoristas. De acordo com o site do Detran-RJ, a infração de trânsito mais cometida no Estado, em 2020, é dirigir acima do limite de velocidade permitido.
No topo da lista estão aqueles registros quando a velocidade ultrapassa até 20% da máxima, classificados como infração média, resultando em 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16. E, logo em seguida, vêm aqueles registros cuja velocidade é maior que 20% e não passa de 50% da máxima, já sendo considerada grave, equivalendo a 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Exemplificando, o primeiro caso acontece quando o limite da via é de 70 km/h, por exemplo, e o veículo está transitando a até 84 km/h, e no segundo caso, quando está acima de 84 km/h e abaixo de 105 km/h.
O índice das duas infrações juntas soma quase 65% do total de multas entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Traduzindo em números, estamos falando de 1.131.944 (um milhão e cento e trinta e um mil e novecentos e quarenta e quatro) registros de excesso de velocidade nessas categorias.
Mesmo com a pandemia trazendo a redução de circulação de veículos a partir de abril, os números são altos e assustam. Dados mostram que os meses de abril, maio e junho foram os que tiveram menor registro de infrações, e que, a partir de julho, a incidência volta a aumentar.
Esse comportamento imprudente dos motoristas coloca em risco a sua própria vida, a vida dos passageiros que estão com ele, dos outros motoristas ao seu redor e dos pedestres. Pois quanto maior a velocidade média nas vias urbanas, aumentam as chances de acidentes e mais graves ficam as consequências, em especial para os pedestres, ciclistas e motociclistas, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde. A velocidade inadequada também reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo na via, ou seja, em alta velocidade, muitas vezes não há tempo suficiente para evitar um acidente. Além de aumentar a distância percorrida a partir do momento que o motorista percebe o perigo e decide parar o veículo.
A Avantage preza muito a segurança dos seus associados e por isso deixa esse alerta para a importância de uma direção segura e responsável, respeitando o limite de velocidade da via a fim de minimizar riscos e contribuir para um trânsito melhor a todos.