Com uma nova técnica, hackers criminosos furtam carros usando a tecnologia.
Primeiramente, a onda de furtos começou na Europa, mas está se disseminando rapidamente devido a equipamentos encontrados facilmente na internet a preços baixos.
Com isso, a ideia é que a evolução do crime de furto deve chegar em breve no Brasil.
Carros com a tecnologia keyless
Muitos veículos já possuem a tecnologia Keyless. Ela permite a abertura do veículo sem o uso da chave, bastando o motorista se aproximar do veículo. As portas do carro destravam no momento que puxar a maçaneta.
O objetivo é facilitar a vida, assim não é preciso tirar a chave do bolso, ou revirar a bolsa para encontrá-la.
Hackers criminosos furtam carros usando a tecnologia
Toda a conectividade do mundo moderno acabou tornando-se um atrativo para ações criminosas.
Usando peças encontradas na internet, esses hackers criminosos adquirem tudo o que precisam. Pois assim como o celular é um computador de bolso, os carros são computadores sobre rodas.
Como ocorrem os furtos de veículos?
As chaves com a Keyless emitem ondas de rádio que se comunicam com sensores instalados nos carros. A partir daí, os criminosos captam o sinal por meio de uma antena que transmite o sinal a outro aparelho que simula a frequência da chave original.
De acordo com o brasileiro, vítima do crime, quando o furto da sua Land Rover aconteceu a chave do seu carro estava na sala.
Ele estava em casa, mas o furto poderia ter acontecido em frente a um restaurante ou qualquer outro lugar.
Após o furto, os hackers ladrões usam um outro aparelho. Esse é usado para confundir o sinal de gps emitido pelos veículos que possuem sistema de rastreamento.
Como se proteger contra esses furtos?
Enquanto esperamos as montadoras criarem alternativas que impeçam os furtos, uma forma barata e simples de se proteger é adquirir uma espécie de case para chaves que bloqueia o sinal de rádio emitido.
Outra forma de ter seu carro sempre protegido é tornar-se um associado aqui da Avantage – clube de vantagens.
Para conhecer a proteção veicular Avantage, clique aqui!